Em meados de 2016 pude trabalhar para o Hospital Dom Alvarenga, uma instituição com mais de 80 anos de tradição, localizada no bairro do Ipiranga.
O primeiro desafio era dar nova cara ao relatório institucional. Os relatórios institucionais são instrumentos importantes que mostram o trabalho das empresas ao longo dos anos, atividades, avanços e planejamento.
Com o desenvolvimento do trabalho, a Agência Pérgola passou a ter mais responsabilidades dentro do hospital como: migração do site anterior para um modelo mais novo em formato WordPress, reestruturação da comunicação interna, gerenciamento das mídias sociais, criação do “Minuto Alvarenga”, reestruturação da marca e assessoria de imprensa.
O grande desafio foi trabalhar para tornar os materiais da instituição padronizados e contribuir para que os setores compreendessem o processo.
Alinhamento com diretoria e acompanhamento das produções junto ao recém criado departamento de comunicação institucional permitiram que avanços importantes acontecessem.
Uma ação marcante foi a proposta de rebranding e encurtamento da marca “Hospital Dom Antonio de Alvarenga” para “Hospital Dom Alvarenga”, tornando-a mais sonora e rápida.
Um brandbook com a marca foi criado, oferecendo o primeiro documento de padrão visual da instituição, bem como a divulgação da nova marca para o público interno e externo.
Após o início das ações de endomarkerting, a segunda etapa foi criar ensaios de ampliação da comunicação externa em duas frentes: plano de mídia com anúncios em mídia regionais, revistas e patrocínios; e; assessoria de imprensa, encaminhando conteúdos e releases para imprensa para publicação. Reportagens nos veículos CBN, Jornal Agora SP, Folha de SP, entre outros, foram alguns dos acertos realizados.
A agência também cuidou do gerenciamento de uma delicada crise onde foi necessário a emissão de nota à imprensa, alinhando a posição da instituição com os anseios da sociedade e dos veículos de imprensa.
O Programa Saúde e Alegria, pertencente ao hospital, que já recebeu shows com Demônios da Garoa e Rafael Cortez, contava com o apoio pró-bono da agência na realização dos eventos “Noite Solidária”, na produção de relatórios, entre outras demandas.
No início de 2019, a Pérgola e o hospital encerraram a parceria, mas certos da importância que ambos tiveram na história um do outro.