Ao longo de 5 anos atender a Dufry – Duty Free – foi uma realidade bem interessante. As lojas são os famosos free shops de aeroportos, em especial, a unidade de Guarulhos em SP.
Na maior parte dos jobs contratados o processo era garantir a qualidade gráfica dos produtos impressos – fazer a gestão da produção gráfica dos materiais que eram explorados no ponto de venda.
O processo de criação de material gráfico é muito importante, lúdico, até romântico, principalmente quando se está diante de uma arte bonita, bem diagramada, com cores e tipografia adequadas para um bom layout. Isso tudo é verdade.
Entretanto, tão importante quanto esse processo, é você conseguir manter uma boa unidade visual na produção de todos os insumos gráficos respeitando o padrão das marcas.
Outra questão importante é que nem sempre os materiais de grandes empresas utilizam do recurso de pantone ou mesmo de um fornecedor gráfico fixo, ou seja, existem algumas ações de suma importância que podem garantir a qualidade da saída de um material gráfico como: o processo de fechamento dos arquivos dentro dos softwares, o adequado tratamento das imagens e vínculos, garantia de margens de proteção e sangria, além da qualidade das cores, calibragem de monitor e confiança em gráficas de parceiros.
Como os free shops dos aeroportos respiram varejo a todo momento, os materiais acompanhados ao longos dos anos no processo de impressão, criação e redação, muitas vezes tinham o objetivo de incentivar a compra no trade e precisavam estar adequados ao público, serem atraentes, etc.
Num deles foi impresso uma nota de dólar (com alterações) onde de certa forma a textura deveria lembrar o papel dinheiro para incentivar o desconto de produtos que poderiam ser comprados.
Houve também um material de orientação ao viajante sobre a quantidade em dólares que as autoridades aduaneiras permitiam serem adquiridos e quais os direitos e deveres do consumidor neste processo.
Informação é sempre importante, principalmente para o turista, que muitas vezes não tem conhecimento geral das regras de compras em lugares como esses.