O SP Jornal foi fundado em 1996 por Eurico Vieira Campos e Alessandro Vieira Campos. Em 1998 Alessandro Vieira Campos e Antonio Gelfusa passaram a editar o jornal juntos. No mesmo ano, comecei a trabalhar com diagramação e escrever pequenos textos para o periódico.
Foi assim que minha carreira na comunicação começou.
Aos 15 anos fui aprendendo a diagramar, trabalhar com softwares como Pagemaker, Photoshop e Corel Draw – eram as referências de produção da época. Durante cinco anos fui responsável pela área de arte e criação do jornal, atendendo clientes, desenvolvendo layouts e algumas vezes escrevendo textos.
Após saída da empresa em 2004 e seguinte retorno em 2009, assumi funções das mais diversas como administrador dos negócios da empresa que havia criado.
Fui gestor de marketing durante quatro anos e depois me tornei editor responsável. Duas áreas distintas, porém, que se complementam em conhecimento e interligações.
Como responsável pelo marketing criei o novo projeto gráfico da publicação em 2008, fazendo rebranding da marca e dos seus subprodutos – Jornal de Vila Carrão, Jornal do Tatuapé e Jornal de Vila Formosa.
Foi também elaborado um mídia-kit para melhor apresentar a imagem da empresa em agências de propaganda. Também criamos, na época, uma equipe comercial de vendas e a consequente organização de visitas a departamentos de marketing de shoppings, construtoras e de grandes marcas.
Em 2010 foi criado um grande banco de dados para ações em condomínios, cadastrando moradores para receberem exemplares, assim como ações de sampling como produção de brindes para distribuir a zeladores, porteiros e jornaleiros.
Conseguimos trazer, ao longo dos anos, importantes clientes para a empresa como Shopping Anália Franco, Grupo Vet Popular, Spani Atacadista, Shopping Penha, Hospital São Luiz, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo, Gafisa Construtura, Sabesp, Metrô, Wizard, entre tantos outros.
Também negociamos mídia com as principais agências do país como Adag, Duda Propaganda, Lua Propaganda, NW3, Artplan, DPZ&T, JWT, Contexto, LewLara, entre outras.
Em 2012 lançamos o primeiro portal em WordPress de notícias diárias regionais do Brasil. A empresa sempre foi pioneira em integrar edições digitais e redes sociais. Desenvolvemos na época a barra de compartilhamento rápido pelo whatsapp e usamos em todo o portal o design responsivo –características básicas nos dias de hoje, porém, singulares no passado.
Com o tempo acumulei as funções de marketing e gestão de conteúdos e, nos últimos anos, atuei nas relações gerais das publicações desenvolvendo os editoriais, entrevistando importantes personalidades e construindo relações com stakeholders do universo politico, cultural e comercial de São Paulo.
Em 2018 um novo rebranding foi programado. Nova mudança de projeto gráfico, das marcas e layout de portais e redes sociais.
Embora o nome SP Jornal seja muito abrangente – e já houve ação [sem sucesso] do Diário de São Paulo em querer tomar o registro de marca para eles – a publicação sempre concentrou sua distribuição e atuação na zona leste de São Paulo.
Porém, a partir de 2018, o portal passou a abordar conteúdos de todas as regiões e bairros da cidade.
A versão gráfica já foi impressa na Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Diário do Grande ABC e Diário de Osasco; e o portal de notícias já chegou a bater a marca de 220 mil acessos mensais.