A Ultragaz estava procurando novas mídias digitais em São Paulo para fazer uma campanha de marketing digital.
Era bem diferente de tudo que já tinha visto em termos de promoções, descontos e, principalmente, sobre a BlackFriday.
Em primeiro lugar a maneira como a Ultragaz procurou novas oportunidades de mídia – não apenas concentrando a verba de campanha em mídias tradicionais, mas procurando novos sites, portais e meios de comunicação locais para falar de um novo produto –, sem dúvidas foi o grande diferencial.
A Ultragaz estava lançando seu aplicativo para conseguir estimular o consumidor a pedir gás pelas plataformas digitais.
Ação inteligente uma vez que os APPs podem dar informações estratégicas sobre a região onde esse público mora como faixa etária, perfil, gênero, etc.
Entretanto, para estimular as pessoas a baixarem o aplicativo na semana da BlackFriday, a empresa estimulou os consumidores oferecendo R$ 30,00 off, umas vez que os pedidos feitos nas unidades físicas não tinham esse desconto.
Era um bom valor deduzido, ainda mais em um momento de pandemia onde o preço dos combustíveis e derivados em geral estavam aumentando a cada mês.
Na época me reuni com o departamento de marketing e desenhamos uma ação para os portais regionais SP Jornal e Zl Notícias – com enfoque na zona leste da cidade de São Paulo, além de publicações bônus em redes sociais.
Ao longo das duas semanas de ação, foram publicados banners e superbanners nas homes dos portais, posts no feed e story, matérias institucionais e impulsionamento dos conteúdos no Facebook e Instagram.
Ao final da ação a campanha alcançou 31.895 visualizações únicas e contou com 3750 cliques e interações que auxiliaram a marca a levar consumidores para a página do aplicativo.
Ao custo de aproximadamente de R$ 1,00 cada clique, a ação, multiplicada em outras regiões da cidade, sem dúvidas alcançou seus objetivos fazendo uma leitura diferente da publicidade local.
Foi um bom custo benefício pelo fato da empresa não utilizar de meios de comunicação de massa para alcançar resultados interessantes em regiões específicas.