Você pode entrar em um avião, sentar no banco do piloto e voar na hora que bem entender?
E sobre um plano de saúde, você poderia abrir um comércio e abrigar uma operadora da forma que achar conveniente?
E quanto às telecomunicações? É possível criar uma empresa de telefonia rapidamente e atuar em todos os estados brasileiros sem nenhuma autorização ou validação?
A resposta para as perguntas acima é não, obviamente.
ANAC, ANS e Anatel são as agências que fazem a regulação da aviação civil, saúde suplementar e telecomunicações, respectivamente.
Segmentos organizados costumam ter regulação, até mesmo para que haja um padrão a ser seguido com modelos desejados de conduta, comportamento, ações técnicas, fiscalização e uma série de condições peculiares.
No Brasil e no mundo, atualmente, discute-se a regulação das redes sociais. Um debate amplo vem sendo construído nos últimos anos sobre os prós e contras. Na Europa, por exemplo, a Lei de Serviços Digitais já é uma realidade.
Infelizmente, consequências desastrosas em nossa sociedade, como: suicídio, violência, racismo, bullying e depressão, têm sido constantes por conta de situações que, na maioria das vezes, iniciam nas redes sociais e em sua falta de controle e políticas adequadas.
Na Flórida, nos EUA, o TikTok foi proibido para crianças de até 14 anos. A lei foi uma das medidas realizadas para proteger os jovens dos possíveis riscos à saúde mental e à falta de segurança nas plataformas sociais.
Criminosos, que são fabricantes de fake news, se aproveitam de tragédias, polarização política, vida dos famosos e temas polêmicos para distribuírem seus conteúdos.
A sensação de que as redes sociais são ambientes escondidos, inatingíveis e impunes também favorece esse tipo de conduta. Afinal, não é preciso documento oficial para registrar uma conta nova – você pode, inclusive, ter quantos perfis quiser.
E os cidadãos, que não contam com uma educação midiática para lidar com essas informações e checagens de fatos, acabam por sofrer no processo.
Em recente pesquisa do Instituto Locomotiva, 90% da população brasileira admitiu ter acreditado em conteúdos falsos.
Já sobre as big techs, Facebook, Instagram e WhatsApp, juntas, lucraram R$ 193 bilhões em 2023. Somadas ao YouTube, TikTok e X, são as redes mais questionadas em políticas de combate aos algoritmos nocivos, falta de agilidade na remoção de perfis falsos ou mesmo ações que possam banir golpes realizados através de anúncios.
Até 2026, imagina-se que 90% do conteúdo online seja gerado artificialmente – muito por conta do acesso dos APPs, sites e plataformas de inteligência artificial.
E é por conta de fatores como esses que a desinformação está em segundo lugar como preocupação global atual, perdendo apenas para os eventos climáticos extremos.
Os dados não mentem e é preciso ações firmes regulatórias para permitir um ambiente saudável para a sociedade, com regras estabelecidas para que todos possam estar protegidos.
*Antonio Gelfusa Junior é professor, publicitário e especialista em comunicação digital.